mardi 26 novembre 2013

Um escrito raso sobre Avaliações


Por que dividimos  em faixas etárias quando avaliamos alguns aspectos culturais?
Segundo Barrow & Mcgee (2003)  agrupamos os indivíduos no sentido de  aumentar  as suas oportunidades pois um grupo homogêneo é melhor do que um heterogêneo, em questões avaliativas esportivas. O desenvolvimento de avaliações esportivas expandiram-se nas décadas de 20 a 40.
Historicamente, a partir do séc XX, tomando como base Guba e Lincon (1989) encontramos uma divisão histórica, tipo linha do tempo, que eu adoro, por ser didática e de fácil assimilação.
- primeira geração utilizada como mensuração, aplicada como desempenho de escolares a partir dos primeiros 30 anos do séc XX. Não se pode esquecer o grande número de imigrantes nos EUA, e diversas línguas e que as crianças poderiam ser mais facilmente educadas na nova língua de um novo país. Afinal aconteceu aqui também com a catequese!
- segunda geração com a utilização da descrição do processo avaliativo
- terceira geração por julgamento, a partir dos anos 50, descrevendo, mensurando e estabelecendo os méritos dos avaliados e baseando-se em referencias externas.
-quarta geração mais atualizada, mas ainda paradigmática na medida em que se deseja uma avaliação inclusiva e participativa.
Na Dança exemplificam-se sistemas avaliativos com Murray (1950), com Mary Joyce (1970) e DeBruyn (1991).
Em qualquer área profissional existem diversas idéias de avaliações. Em nossa área há possibilidade de acontecer na pré escola, ensino fundamental até ao ensino superior.
Em 2008, em uma Universidade privada, exerci o cargo de professorana Disciplina Avaliação e a ementa me causava curiosidade, pois havia o registro filosófico de como avaliar , ou o que seria uma avaliação, mas não havia de forma alguma o criar a Avaliação, um item de primeira necessidade, pois na verdade quando os alunos se colocavam na posição avaliativa o seu primeiro pensamento era sobre as avaliações que aconteciam com os mesmos como alunos!
Mas sem o entendimento de se posicionar com inovação sobre o processo de se tornar um professor diferente! Eles repetiam, apesar de protestarem, as avaliações recebidas no seu percurso escolar.

E sob a tutela de diversos aspectos tão ricos, tão diferentes que em cada aula, eu efetuava a maior flexibilidade possível,  ao doar a cada alunos uma folha A4 em branco, e dizia , criem avaliações para tal situação, baseando-se em seus conhecimentos, para a faixa etária, objetivos, se formativa, se sumativa etc. pois opções não faltam. Os alunos chiavam, debatiam-se  no ato de criar que se diferenciava da passividade de receber a avaliação.

O habito estava instaurado. Grandes debates não levam a nada se os alunos não são autônomos nas suas criações, eles querem agradar o professor e de repente  conseguir uma boa nota e bye bye!

mardi 12 novembre 2013

Outras narrativas, outros Pólos -2

Em continuidade ....
Exemplo 5- " como  a maioria das çrianças , minha iniciação escolar foi bastante traumática, ....fui empurrado para dentro da escola, sem aviso prévio , sendo submetido a normas   E regras institucionais da cultura escolar. " 

Exemplo 6- " tenho mudado o jeito de agir com os estudantes, atuando de forma mais critica : não sendo o único detentor do saber..." 

Exemplo 7- " foi neste momento que superei a dificuldade do uso da tecnologia, pois de tanto errar e consertar acabei pegando gosto pela coisa...." 

Exemplo 8- " Muitos colegas se perderam nessa caminhada acadêmica abandonando o curso por diversos fatores: ausência do tempo necessário para se dedicarem aos estudos, além da falta de comprometimento com o curso e a indisponibilidade de contato com as tecnologias necessárias . Isso me fez perceber e ter a sensação que uma grande peneira passava entre nos reduzindo cada vez mais o número de estudantes deste curso...."

Exemplo 9- " ... Foi uma disciplina ( mídias na educação) que , apesar de ser muito importante, passou despercebida  e de modo superficial, talvez por ser a primeira disciplina ou mesmo pela dificuldade das tutoras em entender a linguagem muito técnica da informática...." 

Exemplo 10 -  " ... Apareceram diversos obstáculos pois começaram os encontros presenciais e atividades a serem realizadas , os prazos precisavam ser cumpridos, a minha falta de interação..." 

samedi 9 novembre 2013

Coordenação - coragem e inteligência!

E. .......      Deixo aqui um flash da Fernanda... Bravo. Sabemos os percalços do caminho..parabéns!
Fernanda Paiva 

lundi 4 novembre 2013

Outras Narrativas, outros Pólos -1

Exemplo 1- “[...] confesso que apesar de ser uma professora não tinha o hábito de registro e só em pensar em escrever já provocava um certo incomodo”. Exemplo 2- “Este processo teve grandes momentos [...] foram aqueles que vieram através da nossa atuação dentro da escola no estágio[...]” Exemplo 3- “[...] todo o processo de estudo feito praticamente sozinho [...] dá a sensação ruim de estar só no curso.” Exemplo 4- “Para a sociedade em geral, ainda neste período, isso era um desafio , era algo duvidosoo, seria mais um cursinho em que o aluno assistiria aula pela TV, que compraria trabalhos, que copiaria matérias da internet [...]”