lundi 30 septembre 2013

vendredi 27 septembre 2013

Epistemologia da Educação Física



Revejo o fascículo de Epistemologia  e deixo aqui alguns parágrafos que se fazem importantes:

"[...]quando pensamos e almejamos a formação de profissionais autônomos e críticos, capazes de criar e fazer avançar uma área do conhecimento, capazes de elaboração própria e não apenas de aplicar as ideias
dos outros, as perguntas colocadas até aqui passam a fazer sentido."(p.5) ISSO AO  NOS QUESTIONARMOS SOBRE EPISTEMOLOGIA.

"[...] refletir sobre esses conhecimentos e saberes nos permite entender sobre quais saberes nossa prática está construída e fundamentada e, assim, aumentar as nossas chances de buscar novas bases ou fundamentar melhor nossa prática; renovar a nossa prática (e não, simplesmente, copiar práticas de outros)."(p.5) ( atenção, marcação em negrito é minhau)

DESTA FORMA ENCONTRAMOS FOCOS: fundamentação e transmissão!
"[...] temos já dois focos: qual caráter do conhecimento fundamenta nossa prática e qual caráter do conhecimento transmitimos em nossa prática pedagógica."(p.6)

MAS, E O OBJETO CIENTÏFICO e/ou o Objeto de ENSINO?

"O nosso objeto parece ter pelo menos um duplo caráter: é um conhecimento ou saber que se configura como um “saber fazer” e, por outro lado, como um conhecimento ou saber “sobre esse fazer”(p.6)

"[...] o campo acadêmico da Educação Física incorpora cada vez mais intensamente as práticas científicas, não só o conhecimento científico[...] (p.9)

 "Em função dessa cultura de especialistas, cada ramo construiu seus mecanismos próprios de divulgação e debate científico, de tal maneira que não há quase diálogo entre os “cientistas” ligados às diferentes disciplinas ou “subáreas”. "(p.10)

"[...]  a Educação Física não é capaz de oferecer/fornecer uma identidade epistemológica própria a essas pesquisas. A pesquisa em fisiologia do exercício não é ciência da Educação Física e, sim, ciência fisiológica, assim como a história do esporte não é Ciência do Esporte (no sentido epistemológico) e, sim, ciência histórica."(p.11)

"[...] Defendemos aqui a ideia de que a Educação Física não é uma ciência. No entanto, está interessada na ciência ou nas explicações científicas. A Educação Física é uma prática de intervenção e o que a caracteriza é a intenção pedagógica[...]" (p.11 )

"Ou seja, nós, da Educação Física, interrogamos o movimentar-se humano sob a ótica do pedagógico: sua problemática é a participação e a contribuição do movimentar-se humano e suas objetivações culturais na/para a educação do homem."(p.12)

"O movimento humano por si só não é um objeto científico; são, antes, os problemas que lhe são
colocados sob uma nova perspectiva que podem configurar um novo campo do conhecimento. Objeto científico é algo construído a partir de determinada abordagem."(p.11)

"[...] o objeto de uma prática pedagógica não tem as mesmas características fundantes de um objeto
de uma ciência. O objeto da Educação Física como prática pedagógica é retirado do mundo da cultura corporal de movimento, quer dizer, é selecionado a partir de critérios variáveis, ou seja, dependentes
de uma teoria pedagógica, desse universo. Podemos chegar ao ponto de configurar nosso objeto de forma mais abstrata e aí diríamos ser a cultura corporal de movimento."(p. 12)








jeudi 26 septembre 2013

Vertente pedagógica -1

Encontrei esse artigo no Twitter e com a tradução deixo aqui os itens principais que o Professor indica como o Esporte auxilia aos alunos a aprenderem a trabalhar em grupo, mas não no foco de competição para ganhar ou perder, mas sim no ensinar a trabalhar em equipe. Aproveitem as ideias. 

 Trabalho em equipe é uma habilidade importante para os estudantes .Mas, apesar de sua importância, a maioria dos alunos não sabem como trabalhar juntos como uma equipe. Eles podem até mesmo ser capaz de dizer os componentes necessários para os grupos para ser bem sucedido, tais como comunicação, um líder forte e um propósito comum. Mas não posso imaginar o quanto o grupo vai operar como uma unidade ou os papéis e responsabilidades, dos membros individuais, necessárias para entregar produtos de qualidade.

 Percebi que eu usei uma série de metáforas esportivas para descrever o que eu esperava para ver os grupos de estudantes, como "todo mundo tem um volta no bastão", "passar o bastão" e "parar de monopolizar a bola e passá-lo".
 Deste ponto de partida, eu desenvolvi uma coleção de exemplos de esportes que ilustram como as equipes funcionam em conjunto para alcançar o sucesso:

 Basquete A estratégia zona de homem-a-homem é mais igualitária, com cada membro da equipe que cobre uma determinada área . Há coesão e sinergia como a "bola" está mudando constantemente as mãos durante a apresentação. No futebol, ou passar, correr, chutar, o zagueiro é o responsável por chamar jogadas, passando, ou entregar fora a bola para outros membros da equipe. O zagueiro sabe os pontos fortes dos companheiros . No vôlei, ou manter a bola no ar, cada membro da equipe deve conhecer o tema e reagir rapidamente quando a bola "cai na quadra deles." Eles são esperados para saque ou "cortar de novo." Remo e natação sincronizada exige perfeita harmonia e ações simultâneas e são mais apropriadas para os grupos de desempenho esperados para mover como um só. No remo, o timoneiro mantém bater para os remadores que se movem juntos como um só. No nado sincronizado, os movimentos são coordenados e combinados para ocorrer simultaneamente e em harmonia. 
 Os alunos me dizem que apreciam esses modelos trabalho em equipe e são capazes de aplicá-los quando se trabalha em grupo. Eles preferem basquete, futebol, provavelmente porque os esportes são bem conhecidos e os papéis e responsabilidades são mais igualitária. Os estudantes se identificam com o esporte mais igualitários. Outros pedem que eu desenvolva  uma avaliacao que lista as penalidades, saídas e faltas, e registros vitórias e derrotas, como parte da série. 
Reclamações sobre os membros do grupo têm sido menores e acredito que os meus alunos  entendem melhor como e por que um grupo deve funcionar como uma equipe. Dr. Chantel Lumpkin é professor assistente na North Carolina A & T State University.

vendredi 20 septembre 2013

A metáfora do Transatlântico!

MAS NÓS SOMOS O "MAR" A SER NAVEGADO! Clicar na imagem para ler melhor as bolhas.



mardi 17 septembre 2013

Epistemologia - 3



Na sociedade há uma valorização do que é "científico".
A afirmação de base científica ou da "cientificidade"comprovada de algo, é uma forma de atestar a sua Excelência.
Isso porque a Ciência é orientada por um Valor - a Verdade , algo a ser descoberto!
Poderemos ler, no texto indicado como suporte, uma citação de Nietzsche sobre a verdade "como uma construção violenta de um mundo à nossa medida".
Ou com Foucault que nos diz que "A verdade está saturada de Poder".
Mas, fica a questão, só vale a racionalidade científica?
Quais aspectos que não falam nesta cientificidade? aspectos estes que por muitas vezes  são calados, ou que não interessam.
Gostaria de lembrar aos meus alunos, que esse debate sobre a "cientificidade", põe em causa, neste estudo sobre Epistemologia, a nossa área profissional.
Há de se separar as coisas.

Não nego que por muitas vezes me questionei sobre a validade de muitos artigos, e suas pesquisas alucinantes, em termos de benefícios repassados para a nossa área.
A aplicação destas pesquisas, sob o cunho científico sim, e que por vezes continham resultados alienados em face do dia a dia de um professor ou mesmo até ao que eles se propunham a efetuar!
Por exemplo, será que o salto denominado "dos Santos" na Ginastica Artística , por seu nível de dificuldade e carga demasiada para as articulações, de um  modo geral, contribuiria em algum momento para as minhas aulas na Universidade ou transmissão de conhecimento, para meus alunos serem melhores professores.?
Quero que vocês entendam, sem desmerecer, por exemplo aqueles que praticam tal ou outro esporte, que a  parte, neste arsenal de estudos, que possa ser direcionada àqueles que vivem a trabalhar na Escola tem um significado mínimo, ou seja, na maioria das vezes é irrelevante.
Há sem dúvida um numero muito grande de especialidades profissionais ligadas à realidade científica.
Mas existem aspectos que não falam dentro da mesma cientificidade.


Epistemologia -2

A Episteme predominante é a Científica?
E estão ligadas às Ciências Naturais ou às Ciências Humanas e Sociais?
Enfim, há uma grande fragmentação dos saberes, devido às especializações.
e a linguagem não é uma só.

samedi 14 septembre 2013

Epistemologia

Sempre me atraiu um curriculo de curso integrado. Desde o inicio procurei demonstrar para meus alunos este modo de integraçao do conhecimento, dizendo melhor dos diversos conhecimentos que envolvem a Ed Fisica. Sempre procurei nestas idas e vindas lançar os fasciculos das disciplinas em complementacao uns com os outros; tanto para fortalecer referencias bibliograficas como tambem fortalecer a base de uma formaçao, daquele que esta sendo formado. Como se em um entrelaçamento os conhecimentos seguissem a reflexao de que cada um deles se integram a um outro. Eis por exemplo a foto de hoje, ja que estou com a disciplina de Epistemologia. Estes fasciculos ofereceram uma base solida e aqora com a Epistemologia poderemos debater sobre as origens e a validade do nosso conhecimento acumulado em nossa formação. Desta vez irei participar bastante do Forum de Epistemologia. Por diversas razoes, na verdade como tutora, fui me afastando aos poucos dos foruns, no intuito de facilitar o surgir da autonomia de vocês. E sem duvida isso aconteceu, todos deviam participar, e nao porque a tutora participava e cobrava, mas sim porque o forum é a Sala de aula. Sei que estamos atarefados com muitas coisas, gente correndo atras disso e daquilo, mas o caminho continua. LER, ESCREVER E REFLETIR sempre fizeram parte da missao do curso de Licenciatura. Sem duvida que a disciplina EPISTEMOLOGIA ficou para o final por ja terem sido oferecidos subsídios filosoficos e de conhecimentos acumulados que devem facilitar a compreensao principalmente da palavra, e do que surge no texto indicado, como suporte didatico, que se chama "subjetividade"e a compreensao do que ela seja! Li o texto indicado e deixo a minha reflexao. O autor fala das controversias.. saberemos entender o que significa controversias? Didaticamente o texto aborda a partir dos anos 80-90 a nossa crise de identidade. De Politico ideologica á Epistemologica , visualizando-se para a atual critica estetica relativa ao corpo. Do materialismo historico para o que chamamos de critico superadora (lembram desse nome?no fascículo de Metodologia) O autor, em seu texto, ajuda-nos para a compreensão das vertentes : vontade de verdade (cientificidade) / vontade de Poder (esta palavra como força ou opressão) a a vertente Pedagogica . E sem duvida que considerei muito boa a frase daquilo que intitula como "ARTE DA MEDIAÇÃO" quanto à Educacao Fisica. E a síntese deste embate se faz: onde ficaríamos nós, na contribuiçãoi social ou na comprovacao da cientificidade. Realmente, se ha crise, ha debate.. Quais as duas correntes, autores e seus argumentos? E deveremos nos posicionar perante a vertente cientifica, no momento atual do Forum, e escrever as nossas percepções desta vertente.