vendredi 8 mars 2013

Parabéns aos alunos EaD

Fico muito feliz por saber e poder repassar as ações dos meus alunos em sua vida profissional!

Jean Freire  e o seu envolvimento com o Tênis de Mesa.

O Raynner e o seu envolvimento com o Karatê.

O Jorge e o seu envolvimento com o Projeto Bom de Bola de SMJ.

Leituras para ESUP IV

jeudi 7 mars 2013

modulo IX - 2013.1

imagem Flickr - Montevideo por S. Downes


Iniciamos finalmente o ano de 2013.1 em nosso pólo.

As reuniões aconteceram e estamos prontos para levar adiante dois textos importantes:

1- O texto final relativo ao estágio realizado e complementando assim a disciplina Estagio Supervisionado IV.

2- Iniciar as leituras que compõem o material didático que alicerça o início do TCC para todos.

Mas a interrogação de que se o blog continua ou não é uma constante, desta forma aproveito e deixo aqui algumas indicações sobre o material de vídeo que deve ser construído complementando a conclusão do curso.O que planejo: devem ser postagens, em sua maioria minhas, direcionadas a cada um de vocês individualmente.
o nosso modelo de blog poderia ser este  que encontrei aqui. 






Explico que em nossa experiência todos escreveram postagens e comentários também! estaríamos no local concernente ao numero 02. o nosso blog era um só, compartilhado por todos.
- integramos o currículo à nossa experiência, conexões com outras pessoas aconteceram e a qualidade das postagens, para quem sofre uma primeira experiência na escrita virtual, foi muito boa.

Acrescentarei aqui algumas dicas,  que convém à Tutoria, para que a aprendizagem continue sendo uma gestão com autonomia por vocês. Gerar um conteúdo multimídia é uma aprendizagem importante nos dias de hoje e não só porque o nosso Polo está inserido em um curso EaD, esta habilidade faz parte de uma Literacia, de uma aprendizagem importante, uma habilidade bem atual.
A criação de artefatos foi uma constante, a partir de e-portfólios, neste blog, mas é importante recordar que  o vídeo e áudio auxiliam a todos a se movimentarem entre o abstrato de um currículo e o concreto das aulas  nas escolas ampliando a nossa noção conteúdo, sequencias pedagógicas etc..
Vamos então analisar criticamente o material que foi apresentado relativo ao estágio e projetar o que aprendemos, planejamos, com as devidas falhas, para finalizar o relatório final de estágio supervisionado. Este ponto será o foco do nosso encontro dia 11/março.

Quanto ao material multimídia que acompanhará o TCC, explico que:

Projetos de vídeo devem ser planejados, escritos, produzidos e revistos.

Duas colegas nossas (Dagma e Rosana) apresentaram trabalhos sobre a experiência da oficina de Mídias e desta forma a próxima postagem será sobre o relato das mesmas, para leitura de todos.

Concluo que os Videos podem ser autobiográficos, mas seguem questões importantes:
Todo projeto deve constar de um planejamento, escreva a sua ideia, pesquise, edite, e reflita sobre qual o equipamento que você tem à sua disposição.