vendredi 30 mars 2012

Falando um pouco da minha experiência no Blog

Satisfação de ter participado, e agradecido por ter conseguido de alguma forma me expressar como sou e o que faço.


Espero que todos tenham gostado, das minhas postagens, e em breve estarei de volta.
Abraço a todos.

Algumas realizações e projetos futuros.

Há pouco tempo viajei para a Europa, um evento muito importante na minha vida, que proporcionou, o contato com culturas bem diferentes daquelas que eu estava acostumado de ver. Percebi que a educação se reflete nas ruas, a organização das cidades, a forma de receber os turistas, e os diversos acervos culturais dispostos ao publico.
Também há pouco tempo o meu grupo de teatro teve a honra de participar de um festival de teatro amador pela segunda vez, agora na cidade de Salvador Bahia, trata-se de um grupo que se formou na comunidade de alto Rio Possmoser, montando peças de cunho religioso, partindo em seguida para comedias, e atualmente realizamos eventos, como jantares de casais, nos quais são oferecidos os comes e bebes, com musica ao vivo e apresentações teatrais, essa tem sido a marca do grupo, que cada vez mais tem tido o prestigio do publico local, acreditando na possibilidade de agregar novos valores a vida cotidiana do nosso povo.
Graças a Deus, o grupo vem ganhando reconhecimento da prefeitura, e do governo do estado, que inclusive aprovou um projeto que será realizado no próximo dia 06 de abril de 2012, na praça de Alto Rio Possmoser, com o Alto Popular “A Paixão de Cristo”. Aproveito o momento para convidar a todos que passarem por esse bog e despertarem o interesse de virem a nos prestigiar também.


Queridos leitores, acredito que consegui passar para vocês um pouco do que já fiz, do que venho fazendo, e espero que o futuro, me reserve muitas conquistas, mas, que com elas eu consiga manter a humildade e o sorriso no rosto, que eu possa ser um semeador de sonhos...sonhos possíveis de se realizar, estou tentando melhorar a cada dia, e na hora certa, eu espero conseguir a minha turma de alunos, e mostrar a eles o mundo de possibilidades que a cultura corporal de movimento oferece. Que juntos cheguemos lá!

Audio para aluno 3

dimanche 25 mars 2012

Meta-reflexao

Ola Ronildo, creio que você questionou o que seria uma meta-reflexão! seria algo como Pensar sobre o próprio pensamento. Aproveito e deixo aqui o nosso quadro avaliativo já PUBLICADO ANTERIORMENTE.


Meta (do conceito grego τέλος [telos]; do latim finis) marca a pessoa se posicionando no futuro, desejável e se esforçado para implementar as condições ...
Ou  "meta-reflexão como mecanismo cognitivo fundamental na construção das condutas autônomas e cooperativas.A meta-reflexão permite a transcendência libertadora que configura a autonomia. Em Piaget, a transcendência está implícita no pensamento operatório formal. Em Freire, na definição da consciência oprimida. Só consciências livres são capazes de se auto-refletir." aqui

jeudi 22 mars 2012

Período de aproximação - Estagio Supervisionado


Antes mesmo do estagio iniciar, oficialmente, resolvi me antecipar, e já estou acompanhando as aulas da professora Simone Tietz, na E.E.E.F.M. “Alto Rio Possmoser,” em período noturno; em turmas de 1° ano do e 2° ano do Ensino Médio, que tem apenas 01 aula de Educação Física semanalmente e iniciadas no final de fevereiro  e posso assegurar que tem sido uma vivencia prazerosa.
Embora não conte como estagio propriamente dito, esse primeiro contato, que os próprios professores da disciplina de estagio haviam mencionado durante o Sac VI, não contaria como hora-aula, porém permitiria a aproximação dos estagiários para com o professor, os alunos e o universo da escola escolhida. Desse modo, essa aproximação, permitiu que eu tivesse uma conversa com a professora, sobre os planejamentos, as turmas, os conteúdos lecionados, os materiais que a escola dispõem para realização das aulas, os espaços por ela utilizados.
Além disso, o fato de ir a campo, antes de começar o ano letivo do nosso curso, permitiu conhecer os alunos, no intuito de haver uma aproximação, antes que eu venha a fazer minhas intervenções.
Confesso que essas ultimas quatro semanas, em que acompanhei as aulas, tem aumentado ainda mais a vontade de exercer a profissão. Ir ao estagio tem sido uma motivação, ter esse contato com uma sala de aula, é algo gratificante.
Além disso, tem sido importante saber como a escola se organiza, como os professores se relacionam e preparam seus materiais, e até mesmo sentir as dificuldades que muitas vezes passam por despercebidos.
Portanto, uma coisa eu posso dizer, que é no estagio que se descobre o gosto pelo ensino, do contrario pode ser que muitos nunca queiram exercer essa profissão, e para quem ainda não foi conhecer seus futuros alunos, não perca tempo. No mais só posso desejar que todos desfrutem de um bom estagio em suas escolas e descubram um universo de possibilidades junto com os alunos e os professores.  

Apresento as minhas turmas: 1° ano do esnino médio - 10 alunos.



2° ano do ensino médio - 20 alunos.

dimanche 18 mars 2012

Como um barro que se modela! - FEEDBACK

Brueghel - Jogos infantis



O esporte como fenômeno de massa muitas vezes se torna uma substancia passivel de ser modelada.
A utilização de atitudes em meio esportivo e que envolvem liderança, solidariedade ou inclusão oferecem duas vertentes de reflexão.

1 -a de espanto ou surpresa de que estas metaforas de convivência se encontrem ligadas a questões, como, " estes exemplos , nao são sempre seguidos?" Ou " nao deveria ocorrer sempre assim?"

2- a de que muitas vezes a ação didática do professor busca amenizar, atenuar as dificuldades reais e inevitáveis a serem encontradas na realidade, cabem neste momento propostas diferenciadas para estas situações?

Diversas vezes questiono , se alem de aprender novidades tecnológicas necessárias a  um professor antenado com o séc XXI,  e a escrita com normas acadêmicas, nao nos falta um nova abordagem didática perante o mundo atual e o enfrentamento  das dificuldades reais? Por outro lado encontramos escolas que imprimem a dureza do mundo demasiadamente. Como equilibrar.

Encontro no fascículo EF e escola ( 2009, p.56) Assis de Oliveira (2005) citado por Bracht onde "as criticas endereçadas ao esporte podem ser resumidas em duas vias[...] e que uma delas faz referencia a que a escola assume  pelo menos em tese, os códigos, sentidos e valores da instituição esportiva". 

Ou seja repete a questão disciplinadora.... Mas nao poderá espelhar a outra via também!?

vendredi 16 mars 2012

O quanto podemos aprender com as pessoas deficientes?




Ao ver esse vídeo, notei que a importância do seu conteúdo são as atitudes que devem ser trabalhadas com nossos alunos, onde nem sempre é preciso competir com os esportes, embora existam muitos momentos de rivalidade apresentam-se também muitas atitudes de solidariedade.
Em 1972, aconteciam as Olimpíadas de Munique, na Alemanha. Assim que saiu a primeira medalha do país-sede, a então campeã alemã, subia ao pódio no seu mais alto degrau, logo abaixo dela estavam as medalhistas  de prata e de bronze. Mesmo com essa pequena diferença ao iniciar o Hino Nacional da Alemanha, a atleta campeã, puxa as suas rivais para o degrau de ouro.
Como é bonito ver essas atitudes de humildade e solidariedade, que mais uma vez nos fazem pensar em praticas inclusivas para todo e qualquer ambiente. o que vocês acham?  


mercredi 14 mars 2012

Qualquer motivo sempre será motivo para o conhecimento!


A criança deseja ser `motorista de caminhão ` e questiono os conhecimentos que mobilizamos a partir deste desejo, quais são eles! Que tal equipes de revezamento com nomes de marcas de caminhões, ou construir percursos onde as crianças que representam os caminhões devem ultrapassar obstáculos criados por elas mesmas......

mardi 13 mars 2012

Novas experiëncias

A experiencia do estagio devera ser vivenciada no blog e na plataforma.
_ a pratica pedagógica sera o eixo que vai articular todas as disciplinas.
ate 02 de abril, todos devem postar planos da unidade, na plataforma Moodle.

Revendo o fascículo EF, Formação docente e currículo da Zenolia Figueiredo ( 2009, p. 21) encontramos que, a experiencia Pre -profissional é a vivencia imediata que permite ao professor transformar o conteúdo do currículo, de acordo com suas concepções.

Ja o fascículo de Estagio I ( 2011, p.47) assinala que as narrativas das experiencias nos contextos de Estagio e de atuação profissional podem nos ajudar a ampliar conhecimentos e significações  a respeito da nossa área profissional onde vocês estão inseridos.

E mais adiante ( p. 69)  que todos devem apresentar a sistematização do conhecimento de forma cumulativa e dinâmica , com apenas  3 fotos por aula, e no fórum, para mediação e troca de ideias.

lundi 12 mars 2012

falando mais um pouco sobre o balaio cultural.



Antes de evoluirmos em uma discussão, que muitas vezes trás a tona, controvérsias, as questões pontuados anteriormente e discutidas no decorrer do curso, nos motivam a pensar, em uma nova educação, preferencialmente para os alunos com pouco ou nenhum acesso aos meios culturais, como cinema, teatro, exposições de arte e dança.
Entendemos que a criança vai apurando um gosto pelas coisas, à medida que vai ocorrendo um contato com estas produções. Portanto se as crianças nunca chegarem a conhecer o grande acervo cultural, que existe, ainda que distantes dos grandes centros, dificilmente irão se interessar por elas.

Considero importante ressaltar aqui no blog, um fato ocorrido em uma pequena escola do interior, do município de Santa Maria de Jetibá, tratava-se de uma turma da quarta série (quinto ano do ensino fundamental), filhos de camponeses e que raramente haviam ido ao centro da cidade. Eis que em determinado momento da aula, a professora, notando a falta de interesse dos seus alunos em relação ao conteúdo, ela resolveu lançar a seguinte pergunta:
- O que vocês desejam ser quando crescerem?
E a constatação foi que a maioria imaginava o mesmo futuro que o dos próprios pais, crescer e morrer no campo. Os que sonhavam com algo melhor, diziam cheios de animo, “vou ser motorista de caminhão”.

Ou seja, o balaio cultural dessas crianças é muito restrito, vivem e sonham com aquilo que podem ver a sua volta. E se ninguém lhes apresentar novas possibilidades e faze-las entender que existe um mundo imenso fora dali, certamente nunca se encontrarão de verdade.

Se nós que, embora bem informados, a todo momento estamos buscando mais conhecimento e tentamos adquirir gosto, pelas artes, assim como pelo esporte, então o que dirão aqueles que nem sequer tem essa chance.

O mito da caverna, talvez seja, o texto mais importante em determinado momento do curso, porque serviu de base, para que repensássemos a nossa forma de ver e viver no mundo.

Portanto uma coisa eu posso dizer, quanto mais eu assisto teatro, mais eu me apaixono por ele, quanto mais eu vou à exposições e museus, ou espetáculos de dança ou ao cinema, mais atento aos detalhes eu fico, enfim, a medida em que eu vivo a cultura corporal eu me socializo, consequentemente, adquiro  mais conhecimento e respeito pelo outro.  

samedi 10 mars 2012

A ARTE de lidar com as questões de gênero na escola. Feedback - aluno 3

O balaio cultural de um bom professor deve abranger o conhecimento da comunidade onde esta inserido o aluno, tanto quanto ter o proposito de levar alem este aluno em sua cultura geral.
Enfrentando desta forma diversas dificuldades postas no cotidiano escolar e impostas pelos hábitos parcamente culturais da comunidade e por vezes dos gestores.
O teatro, a pratica da dança, o ballet, o cinema, são praticas culturais que um bom professor deve desenvolver em suas aulas, embora frequentemente apareça  entre as  crianças acöes que demonstram resistência ao novo, ao desconhecido e ou proibições religiosas.

No fasciculo EF, Educação e Reflexões Filosóficas (2010, p. 19) encontramos que necessitamos ter atenção para a relação entre ser e aparecer, entre o senso comum, as crenças e as opiniões!  O texto indicado nos fala sobre o sair da caverna, e do espanto ou surpresa diante de algo novo, ou seja diante da própria ignorância.

Ao propor novas atividades, algumas crianças demonstram esta resistência, não somente por ser novidade, mas também para com alguns colegas, excluindo-os de algumas atividades com base em comentários da comunidade.
O fascículo Corpo, Movimento e Escolarização ( 2011, p. 29-31) nos indica uma outra faceta da cultura contemporânea, que se intitula  "Erotização dos corpos infantis".

Devemos estar atentos para sabermos contornar e enfrentar as tematicas que envolvem a sexualidade  e as questões de gênero entre as próprias crianças  e professores.
Qual a sua opinião.

jeudi 8 mars 2012

Falando um pouco de Praticas inclusivas



Muitas pessoas consideram que trabalhar praticas inclusivas na escola, está voltado apenas por incluir crianças com algum tipo de deficiência, mas com a experiência que eu e os meus colegas da Oficina de Docência de Praticas Inclusivas, percebemos que esse tema vai muito além do que muitos consideram prioridade.
A atenção deve se voltar também para outros fatores que por muitas vezes excluem muitas crianças do convívio dentro de um determinado grupo, o buling por exemplo, é uma questão a ser trabalhada, quando se tem como referencia praticas inclusivas.
Por exemplo, o aluno que fica de fora de determinada brincadeira, só porque é gordinho, é algo que necessita da intervenção do professor, ressaltando a importância de todos participarem das mesmas atividades.
Na oficina aprendemos técnicas interessantes de como conseguir envolver os alunos com algum tipo de deficiência, de modo que possam se socializar normalmente com outros colegas que não tenham nenhuma deficiência.
Talvez algum leitor que passar por aqui pense: - Nossa, o termo criança com deficiência física, não é interessante de ser utilizado.
Vejamos, conforme orientação da nossa professora de oficina Maria Aparecida Dias, o velho termo utilizado “pessoa com necessidades especiais”, passou a ser substituído por “pessoa com deficiência física, pessoa com deficiência auditiva, pessoa com deficiência visual”, esses sim são os temor utilizados de modo adequado.
O que eu gostaria de compartilhar aqui, é a importância de pensar nas múltiplas possibilidades de realizar praticas inclusivas com todas as crianças, que nos são confiadas enquanto professores, as vezes é aquele aluno que fica acuado na sala, que não participa das brincadeiras, que é motivo de piada para toda a turma, são questões que muitos professores muitas vezes não dão devida importância, mas que interferem de forma significativa para a vida daqueles alunos.
Portanto que a questão é Praticas Inclusivas, que não nos limitemos as questões de deficiência e sim pensar muito além.
A partir do meu conceito de Praticas Inclusivas resolvi trabalhar com algumas crianças da localidade de Alto Rio Possmoser, por meio de um plano de intervenção pedagógica, que visava conscientizar as crianças da importância da inclusão, através de jogos e brincadeiras.






lundi 5 mars 2012

Sobre a experiência do Teatro e expressão corporal

Bem no decorrer da minha vida já tive bastane contato com o teatro, mas é o famoso teatro de palco, teatro de rua, teatro do absurdo, fora isso, apenas apresentei uma peça com fantoche, embora tenha um encanto pelo teatro de sombras e marionetes, mas são tecnicas que exigem muita dedicação do artista, ele deve praticamente viver disso, mas o amadorismo, as vezes nos limita, pela falta de tempo.
Há quem diga que teatro é teatro, mas, é preciso lembrar que as tecnicas mudam de uma modalidade para outra.
Do mesmo modo como um professor de futebol por exemplo (puxando um pouco para o lado do Jorge), deve ter dominio sobre aquilo que ensina, sim, porque o aluno percebe quando o professor está enrolando a aula, ou quando ele não domina o conteúdo, assim como também quando o professor consegue se tornar referencia para seus alunos, causando admiração por parte dos alunos.
Portanto se conseguimos fazer uma relação de tudo que envolve a cultura corporal de movimento, veremos que ela vai além do esporte, da ginastica, da dança e do teatro, trata-se na verdade, das multiplas possibilidades que uma pessoa tem de colocar o seu corpo em movimento, expressando seus desejos, suas angustias, seus valores e a sua cultura.
Com isso, nós, enquanto alunos em processo de formação, devemos tomar ciência de que quanto mais conteudos dominarmos, melhor será nossa formação, para isso contamos com uma equipe de profissionais mestres e doutores competentes, e dispostos a compartilhar seus conhecimentos, e é a eles que devemos recorrer sempre em casos de duvidas. não é mesmo Tereza?!

feedback - aluno 3

FLICTS de Ziraldo



Reflita sobre o seguinte, o Teatro e Expressão corporal fazem parte das nossas atividades, mas  o Professor de Educação Artística poderá também colaborar, já que não devera se prender em atividades de pintura, canto ou  escultura.
expressaocorporal
O nosso mundo, da nossa área profissional, se mostra enorme e cheio de possibilidades, não acha!
Não devemos nos limitar ao Esporte, conhecimentos sobre a Saúde, então o teatro entraria como atividade de Lazer ou não, qual a sua opinião! Ou sera que compõe a cultura corporal do movimento...

No fascículo de Nelson Figueiredo (2011, p. 36) Ensino da Educação Física na Educação Infantil, nos diz que " O foco de trabalho, pesquisa e estudo, da Educação Física no primeiro nível da Educação Básica, seria a linguagem corporal, apreender a expressão corporal como linguagem ..."

Passamai e Duarte (2011, p. 63-65) em Didática, nos fala que " A dramatização compreende modos de representação por parte dos alunos, de forma espontânea e natural ou intencional e planejada,  na qual eles representam situações reais, imaginarias, decorrente de historias lidas, expressando emoções, sentimentos, gestualidade física e facial."
Os alunos devem vivenciar fantoches, pantomimas, teatro de sombra, , teatro de varas e marionetes, sao técnicas totalmente diferenciadas.
você conhecia a todas estas ou não, pergunto. ( ah! na foto sou eu e um amigo, rs, esta faceta minha você não conhecia não !! rs)
No Fascículo de Metodologia e Ensino da Dança (2010, p. 40) encontramos que " Se sairmos do territorio fechado da Escola, encontraremos o balaio cultural que necessitamos para a nossa pratica pedagogica, ..."

samedi 3 mars 2012

Olá!

 Eu sou Ronildo Stieg, responsável pelo blog durante o mês de março e espero conseguir compartilhar com vocês algumas das minhas experiências e momentos marcantes ocorridos ao longo do curso de Educação Física na modalidade EAD.

Um breve histórico

Venho de uma família de agricultores,  muito presa ao trabalho no campo, sendo assim a Educação para eles nunca foi um fator muito importante, no entanto, eu sempre tive muito gosto pelos estudos.
Antes de estudar Educação Física, já havia feito um curso técnico em Meio Ambiente, alguns cursos de teatro, que consequentemente me levaram a formar um grupo de teatro amador em Alto Rio Possmoser  que se intitula grupo Teatral Atos, e dentre outras coisas também pratico musica.
Devo confessar que tudo que sei sobre Educação Física, aprendo no curso de Licenciatura. E gostaria de compartilhar com vocês nesse primeiro momento um dos trabalhos, mobilizados pela Oficina de Docência de Expressão Corporal. Façam uma boa apreciação da imagem. Até breve.


Na espera....

" mantenha a capacidade de avaliar, analisar e sintetizar o que se lê ... é também a capacidade de escrever suas ideias, de modo que outra pessoa possa compreendê-los. "Finn , P.