jeudi 7 juin 2012

Os bastidores de um estagio supervisionado


OS BASTIDORES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO (DÁGMA)

Oi pessoal! Confesso que já sentia saudades de estar mais uma vez aqui. Narrar sobre as experiências do estágio supervisionado, pode sim ser muito válido e proveitoso neste espaço, afinal quase não nos encontramos, e quando isso acontece temos outras atividades a realizar.
Esse momento de compartilhar as experiências vivenciadas no estágio nos consola, ou nos incentiva, a buscar maiores possibilidades dentro do campo de estágio para seguirmos esse processo que é individual e ao mesmo tempo apresenta pontos incomuns para todos.
Durante todo o período do curso, que antecedia o Estágio Supervisionado, grandes eram minhas expectativas relacionadas ao momento de irmos ao campo de estágio para finalmente darmos inicio a nossa prática, mas quando chegou o grande momento, fiquei bastante  decepcionada, pois nada do que foi planejado, aconteceu da forma esperada. 


As crianças são o ponto alto desse momento, pois são elas que me fazem querer voltar novamente ao estágio, são dóceis e ficam entusiasmadas com a minha chegada à escola, ou mesmo quando me encontram pelas ruas, elas são muito carismáticas, estão entre a faixa etária de 7 a 8 anos, (1º ano do ensino fundamental), estão cheias de energia e motivação.
Quanto ao processo de intervenção, ainda não aconteceu, pois não fui oportunizada de realiza-lo. No começo estava apenas observando as aulas apresentadas pelo professor, cheguei a observar também outras turmas da escola.


Esse fato é que me incomoda. Ficar observando também me promove aprendizado, logo que ao observar, refletimos sobre o que fazer ou não fazer na pratica da docência, mas estou distante do processo da Disciplina de Estágio Supervisionado, no qual seria o de realizar as intervenções nesse período.


Afinal realizo um plano de aula semanal, mas em nenhum momento me apropriei deles e consequentemente do plano de ensino.
Neste momento estou vivenciando uma experiência que é primordial para construção da minha docência, embora neste trajeto encontre pontos positivos e negativos, ambos são mediadores da construção da minha identidade profissional.
Sigo em frente, acompanhados por sentimentos de frustrações, angustias, medo, revolta e mesmo tristezas. Porém dentro desse turbilhão de sentimentos existe também uma enorme vontade de vencer todos esses percalços e futuramente exercer a docência de forma diferenciada, deixando o senso comum de lado.

Posso dizer que a experiência do estágio cada dia me mostra que isso se faz necessário na educação. Principalmente entre os sujeitos escolares, quero destacar obviamente a imagem do professor, pois ele possui um grande poder que está em suas mãos, basta saber usá-lo com sabedoria e consciência.


Sucesso para todos no estágio!









2 commentaires:

  1. ola querida Dagma, sei que espera um apoio de todos os colegas, o meu deixo aqui escrito, ok

    RépondreSupprimer
  2. Não desanime Dagma, pois sabemos o quanto você se esforça para dar conta de honrar seus compromissos com os estudos.
    Talvez o professor esteja com medo de que você venha dar aula melhor do que ele, por isso que ele não lhe dá espaço.
    Continue firme na luta, pois dias melhores virão...

    RépondreSupprimer