lundi 11 juin 2012

Mauss - Conhecimento e Cultura

Em tempos contemporâneos , de Redes sociais,  a leitura de Mauss no meio acadêmico  se torna um alicerce. Decerto ja existem sociólogos e antropólogos mais atuais, mas eu gostei muito deste seu resgate, principalmente porque a questões culturais sempre dialogam com as questões corporais. 
Nas redes sociais ouvimos e encontramos os seguintes verbos que devem se fazer presentes em nossa vivencia digital, tecnológica: 
Partilhar, criar, remixar, mostrar..... interagir portanto.
A sua postagem foi um acervo cultural bastante valido! e alem disso, esta postagem nos leva ao fasciculo de Dos Anjos (p.22) que versa sobre Corpo e movimento, no modulo, Corpo, aprendizagem social e percepções corporais, onde encontramos que " o corpo é um instrumento natural do homem e cada grupo social imprime uma expectativa em torno dele."  E o autor nos trás também Foucault onde em qualquer sociedade o corpo é locus  de poder, sujeito a coerções domínios ou experiencias de confronto e resistência. E desta forma valorizam algumas tradições e comportamentos em detrimento de outros.




Dar, receber e retribuir são, para Mauss, três momentos distintos cuja diferença é fundamental para a constituição e manutenção das relações sociais. A dádiva opera uma mistura entre amizade e conflito, interesse e desinteresse, obrigação e liberdade. Também mistura as pessoas que se presenteiam, as coisas e as pessoas, as coisas e os espíritos.

1 commentaire:

  1. Postagem mais que reflexiva e importante...
    O corpo é o objeto de nossa identidade enquanto homem no mundo...
    Na comtemporaineidade, corpo x cultural estão diretamente relacionados ao status social a qual ocupamos em sociedade...
    A cultura retratada pelo corpo, nos conduz a um melhor entendimento do ser como homem carne e homem espírito...
    abraços

    RépondreSupprimer