jeudi 28 juin 2012

Dois posicionamentos!


Escrevo para responder a uma questão que surgiu nos comentários da postagem anterior, afinal o meu papel de mediadora assim o permite.
O debate gira em torno da situação de aprendizagem através de tentativa e erro OU erros e acertos... este pensamento poderia nos levar a recordar a Psicologia da Educação, que  nos trás E. Thorndike (psicologo) estudioso do Condicionamento Operante ou Instrumental, como também  Skinner ( psicologo) e a Aprendizagem por Tentativa e Erro onde, em suas experiencias, as respostas mal sucedidas deixavam de ser tao frequentes, e diminuíam, enquanto que as respostas que levavam ao exito aumentavam.


1-  Em meu feedback efetuei referencias a uma aprendizagem que ocorre aqui no blog observando o modo em que  a editora deste mês imprime em seu desejo de postar e enfrentar as dificuldades da proposta em um ambiente desconhecido por seu próprio interesse (e que saem a contento!) e por diversas vezes, mas  em seu comentário a aluna cita um fascículo direcionando o seu pensamento para uma outra via! Nada contra, mas fica bem melhor esclarecer as duas posições, efetuando assim uma dupla aprendizagem.

O meu posicionamento  foi o de apontar a importância de " enfrentar a situação -problema e desta forma procurar a solução" . Ou seja não ha condicionamento.

2- Em sua resposta a aluna indica um autor que faz referencia a aprendizagem motora, citando Mello (2010, p.36), e este fascículo faz referencia a  Aprendizagem de habilidades motoras, citando 3 tipos de estágios: o Cognitivo quando os erros na execução de habilidades motoras são grosseiros e frequentes!
 e o estagio Associativo entre a ação e a percepção na execução da habilidade motora, ajustando-se assim para as próximas tentativas!E o estagio Autônomo, onde a habilidade já se tornou habitual.

Outro fascículo que aborda e esclarece é o de Damasceno (2009, p.21) no item Skinner e a Ciência do Comportamento - reforço, extinção, punição e generalização. A palavra behavior significa comportamento.

 Foi realmente  muito bom recordar esta disciplina e seu conteúdo, parabéns!

Afinal BLOGAR pode ser considerada uma habilidade, mas na verdade você pode considerar como Literacia Digital, ou seja, uma nova Alfabetização! A aprendizagem de uma nova linguagem! e certamente uma nova competência! Finalizo afirmando que eu, sua tutora, não sou o centro do processo da sua aprendizagem.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire