mercredi 27 juin 2012

Aluna 6 Outra Experiência como Universitária

Outra experiência que não poderia deixar de compartilhar foi à prática da oficina de Futebol na qual me intimidei de início, porque não tinha experiência com o futebol e compartilhei na plataforma,  durante o seminário de estudos online, que as experiencias eram tao somente ter assistindo um filme de futebol americano Desafiando os Gigantes e ver passar na televisão jogos de equipes brasileiras, e finalmente quando via na rua jovens jogando. Ainda quando cursei Técnico em Meio Ambiente, as meninas da minha turma ajudaram nos jogos de InterClasses, e no último jogo uma menina faltou e  precisavam de alguém para substituí-la, elas insistiram tanto até que eu participei, mas em meio do jogo fiquei toda perdida, porque não entendia de futebol e os meninos da minha sala ficavam me orientando da arquibancada, só faltava fazer gol contra !!!rsrs...e os outros alunos da torcida ficavam comentando: - O que essa menina esta fazendo aí... eles estavam aflitos, como todos os participantes do jogo, que viram que eu não sabia jogar, ninguém me marcou, com isso acabei fazendo dois gols. Em seguida no final do jogo, acabamos ficando em primeiro lugar, e até mesmo ganhei uma medalha.
Postei a foto logo abaixo para descontrair! rs. Guardo ela como lembrança.
E depois todos ficavam apontando, dizendo: - Foi aquela menina que fez os dois gols".
Foi uma oficina de praticas universitarias que não teria escolhido e por não ter feito a inscrição em tempo hábil, acabei  na oficina de futebol, pois desta forma foram distribuídos aqueles que não fizeram sua inscrição em tempo hábil.  Eu nunca gostei de futebol, mas hoje sei do quanto ela foi significante para minha formação, pois um professor de Educação Física não deve trabalhar nas aulas  só o conteúdo que melhor domina ou que gosta, se não fosse a razão da mesma, teria escolhido a de ginástica, dança, práticas inclusivas, dentre outras. E a  visão que eu tinha do futebol mudou completamente, eu via o futebol como algo insignificante para mim. De acordo com Chateau (apud, PETTI, 1995), o jogo tem um importante papel social de "aliviar pressões" do cotidiano. Diferentemente de muitos aspectos da realidade, no jogo é possível realizar a ação novamente, melhorar e mudar a relação com as pessoas, criar e recriar novas situações. Nesse contexto, a criança é estimulada a agir e tem o poder sobre sua ação, pois "´[...] por meio de suas conquistas no jogo, ele afirma no seu ser, proclama o seu poder e sua autonomia" (CHATEAU,1995), p.26).                          Como já havia ressaltado que não entendia de futebol, ao mobilizar mais uma vez o grupo de crianças e jovens fiquei insegura, pois não sabia dominar o conteúdo futebol, pensei "que conteúdo vou trabalhar com esses meninos", com isso pesquisei na internet os principais fundamentos do futebol, mas como realizar a prática sendo que não tinha esse conhecimento, neste momento eu pesquisei no youtube cada fundamento, como o passe, o chute. E na apresentação do seminário de estudos estavam  la o professor especialista de futebol, vale ressaltar que para esse "tiro o meu chapéu" e o mestre de capoeira, que ficou admirado por existir alguém no país do futebol que não gostava e não tinha contato com o futebol, sendo que vivemos no "país do futebol", até mesmo porque compartilhei relatando que a primeira e única vez que assisti um jogo futebol foi na última copa do mundo. 
Isso me faz lembrar da suma importância, como futura educadora, de levar em consideração a realidade, a cultura do aluno, para poder alcançar os objetivos.
Mais um slide para compartilhar!
                              
Futebol
View more PowerPoint from rosistieg

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire