mardi 31 janvier 2012

Experiência x Prática + Conhecimento = Sucesso

Olá,
Sou Jorge Efrahim e começamos nossa caminhada no mês de Fevereiro como aluno editor deste blog. Tenho 36 anos e hoje trabalho como treinador de futebol de base nas escolinhas de futebol de Santa Maria de Jetibá-ES desde 2006. Minha caminhada começou desde que deixei os gramados como atleta profissional em 2005, onde atuava desde 1989, quando comecei no Pré-Infantil do América-MG. Acredito que minha experiência como atleta foi e tem sido determinante na minha atuação como técnico, pois são 23 anos de carreira acumulando experiências e transmitindo conhecimentos deste universo chamado Futebol e agora tento associar esta experiência com os conhecimentos acadêmicos que recebemos no curso de Ed. Física- ead-, que tem me mostrado a importância deste conhecimento em conjunto com a pratica com as crianças e adolescentes.


No passado como atleta, experimentei várias situações jogando em um grande clube e em pequenos clubes, com a melhor das condições e com mínimo de estrutura, experimentando o amor e a rejeição de uma torcida, vencendo e perdendo títulos, sorrindo de alegria ao rever amigos preciosos e chorando na tristeza da incerteza de um novo encontro, lugares, emoções e pressões, tudo que um jogador pode experimentar acredito eu ter tido o privilégio de ter vivenciado.
Procuro na minha atuação como treinador e principalmente professor transmitir essa experiência acumulada ao longo dos anos tentando conscientizar meus jogadores a aproveitar cada instante dessa fase tão gostosa que eles vivem e que só reconhecerão quando terminar. Tentamos também prepará-los para futuras oportunidades que possam surgir ou não, mas que todos possam experimentar este universo mesmo que não consigam prosseguir em uma carreira, mas que saibam como funciona o sistema e que tenham prazer em ter vivenciado.




Vou ficando por aqui, mas ao longo do mês estaremos compartilhando novos assuntos e experiências.
Abraço

2 commentaires:

  1. Parabéns Jorge pela sua história dentro do esporte, realmente passamos por diversas situações de cobranças e pressões por resultados que somente poucos conseguem assimilar.
    Acredito que sua experiência aliada ao conhecimento que estas a adquirir durante o curso só venha acrescentar para o seu crescimento pessoal e profissional, porém devemos tomar cuidado ao nos colocarmos como detentores do saber, pois também aprendemos constantemente com os alunos.
    Acompanho o seu trabalho de perto e sei do potencial que você tem em fazer seus alunos refletirem sobre o que querem para suas vidas, pois através de seus exemplos você faz com que eles realmente reflitam sobre suas atitudes tanto dentro quanto fora de campo, afinal de contas nosso maior objetivo é formar cidadãos para a sociedade.
    Se eles vão ser jogadores de futebol ou não já é outra história que não depende somente de nossas vontades, mas sim de determinadas habilidades, capacidades e oportunidades, que nem sempre aparecem no meio esportivo.
    Grande abraço e parabéns pela postagem.

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. Olá Jean, bom Te ver por aqui! Saudades das postagens? Eu estou, com certeza! Aparece sempre!

      Supprimer